dimecres, 16 de gener del 2013

PLANE TICKET. Blank Map


Aquesta formació portuguesa, concretament de Torres Vedras va editar aquest desembre passat un single per commemorar haver arribat als mil fans a la seva pàgina de facebook. Vos deix aquest single per davallar gratuïtament i el seu Ep que editaren el passat abril, Under the quiet sky, que trobareu a un preu més que assequible. La seva música es un indie rock de baixa intensitat per escoltar a moments d'aquells especials en què t'agradaria pendre es vol i mirar les coses des d'una altra perpectiva. Tal com diuen al seu facebook: "uma banda com a cabeça nas nuvens.".


Dessas mesmas demos, mantém-se o indie-rock e o post-punk/new wave atmosférico e de quarto escuro com janela entreaberta a lembrar muito bem bandas como os Joy Division, os Sonic Youth e, mais recentemente, os The Twilight Sad ou iLiKeTrAiNs. Guitarras bem afiadas soando tão leves como se fossem harpas e linhas de baixo que escorrem como moedas a entrar numa jukebox hipnotizante onde a divagação são três 7’s e um jackpot.

Um dos pontos discutivelmente positivos para alguns ouvintes é o facto de o EP não destoar muito desta tónica, podendo afastar quem espera encontrar outras histórias que não histórias dignas de subúrbios do rei “smog”. Por outro lado – o que mais parece saltar à vista – a efectividade com que a mensagem passa, a rapidez com que os temas se ouvem e a coesão de tudo isto conta em muito para o valor deste EP.(bandcompt.blogspot.pt)